Desde o início da minha carreira profissional, há mais de 35 anos, eu tinha grandes ambições e metas para o meu futuro. Trabalhei incansavelmente ao longo dos anos, acumulando sucessos, alguns tropeços, muito aprendizado, algum patrimônio, que não é muito, mas é mais que almejava e me satisfaz materialmente. Mas, em algum momento, percebi que precisava de algo a mais. Algo que transcendesse as conquistas materiais e me desse um propósito maior e deixasse um legado.
Em 2016, um momento de epifania mudou o curso da minha vida. Com uma formação em Comércio Exterior e um mestrado em Marketing, eu havia trilhado uma carreira de relativo sucesso na carreira executiva, ou empreendendo, além da minha experiencia em consultoria, trabalhando em empresas multinacionais como a Alexander Proudfoot e em organizações nacionais como o Sebrae. No entanto, algo faltava, algo que me movesse profundamente.
Foi a paixão pela sustentabilidade que se revelou como minha verdadeira identidade e meu propósito de vida. A compreensão de que a sustentabilidade é a chave para o futuro e que eu poderia ser parte da solução acender uma chama dentro de mim. Decidir direcionar minha carreira nessa direção, começando com uma jornada de aprendizado intensivo. Concluí recentemente um MBA em ESG (Ambiental, Social e Governança), uma especialização que me preparou para liderar nesse campo tão vital.
Nos últimos anos, fui sócio de uma empresa dedicada às energias limpas e condomínios sustentáveis, onde pude aplicar as minhas opiniões e conhecimentos em ação. No entanto, sabia que a minha jornada estava apenas começando. Em 2023, tomei uma decisão de mudar tudo: redirecionei minha carreira para a Consultoria em ESG. Minha missão era clara – ajudar outras empresas a abraçar a sustentabilidade, integrando-a em suas operações e estratégias.
Em julho deste ano, tive uma experiência marcante que selou meu compromisso. Fui ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, um lugar que simboliza o potencial do futuro sustentável. Lá, encontrei a confirmação de que estou no caminho certo, fazendo o que amo e preparado para fazer a diferença. Foi um momento de validação, de saber que minhas ações de hoje estão alinhadas com um amanhã mais promissor.
Minha visão é clara: quero deixar um legado. Um legado não apenas de sucesso financeiro, mas de impacto significativo. Quero que as empresas que aderirem às minhas consultorias em ESG se comprometam com a preservação do meio ambiente, com um impacto positivo nas sociedades onde elas estão inseridas e com a adoção de boas práticas administrativas. Quero que minha equipe compartilhe essa visão, beneficiando a sociedade e o planeta. Felizmente estou conseguindo formar uma equipe de suporte e de consultores alinhadas com o meu propósito e com a identidade da empresa, que se identificam com isso e me ajudam na caminhada na mesma direção.
Busco um ciclo virtuoso onde realmente eu me realize profissionalmente e pessoalmente, mas principalmente que as empresas que contratem a Gaia, melhorem a sua imagem e os seus resultados, que melhorem também o tratamento com o meio ambiente de forma rentável e responsável, que interaja com a sociedade onde ela esta inserida de uma forma positiva, que suas equipes gostem de trabalhar nestas empresas e que sintam orgulho destas empresas, além de terem uma gestão com práticas administrativas que evitem qualquer tipo de passivo jurídico.
A jornada que comecei é uma busca intensa de paixão e propósito, uma jornada que tem a sustentabilidade como seu epicentro. E enquanto continuo trilhando esse caminho, proponho provar que nossas ações de hoje moldarão o amanhã, e que podemos deixar um mundo melhor para as próximas gerações. Estou comprometido em ser parte da solução e em inspirar outros a fazer o mesmo. O amanhã não é certo, mas estou pronto para moldá-lo com determinação e propósito.